top of page

Para todas as mentes bloqueadas

Há quase 10 anos dou treinamentos sobre processo criativo. Para quem não sabe, sou estilista na Alphabeto, marca infantil que tem como dna a criatividade, com roupas que estimulam as crianças à brincarem, através das estampas e bordados.

Durante esses anos, falei sobre processo criativo para um público bem diverso, de estilistas recém contratadas, à novos franqueados e até importantes gestores na expansão internacional. No escritório, para uma pessoa e em convenções, para mais de 200 pessoas.

Apresentação durante Convenção na Fábrica dos Sonhos, 2022
Apresentação durante Convenção na Fábrica dos Sonhos, 2022

E por que estou contando tudo isso?

Comecei esse ano me sentindo um tanto bloqueada para finalizar uma pintura. E então, comecei à pensar sobre meu processo criativo como artista.

De forma geral, o artista é bem menos pragmático, afinal de contas, não estamos criando um produto em série, ou pelo menos, não é o tipo de arte que acredito.


Então, como criar um processo em que a "fórmula" possa ser repetida, mas de uma maneira que encante e surpreenda?

Acredito que quando um artista tem seu "estilo" bem definido, sua "assinatura", ele esteja mais próximo de dominar seu processo criativo. E isso envolve o tema, a técnica e a comunicação. Não é muito diferente com as marcas.

Convenção Fábrica dos sonhos, 2022
Convenção Fábrica dos sonhos, 2022

Mas falando do meu processo como artista, ainda muito caótico e desorganizado, por mais difícil que seja passar por esses momentos de bloqueio, eu sei que eles acontecem, porque estou disposta à errar, estou disposta à deixar uma fresta e, as vezes, uma porta, para o inesperado.


O produto da arte reflete o artista, e o artista como indivíduo, ser humano, muda de ideia, não é tão constante e coerente, como o marketing ensina.

E, às vésperas do carnaval, eu experimento uma sandália dourada da Pizzu, marca de calçados da Lívia, modelo do quadro que estou pintando.

Uma ideia surge! Decido usar as folhas de ouro, pela primeira vez, que comprei lá em novembro em Estocolmo, sem nenhuma ideia em mente.

Voilà! Era exatamente esse tempero inesperado que faltava para eu finalizar a pintura!

Detalhe da aplicação de folhas de ouro
Detalhe da aplicação de folhas de ouro

Todo processo criativo envolve sofrimento e encantamento, não somos criativos 10h por dia, 7 dias na semana. Mas é indescritível a sensação de quando temos a ideia certa! Naquele milésimo de segundo nos encantamos com nós mesmos, com a possibilidade daquela ser a melhor ideia que já tivemos na vida e, as vezes, ela escapa com julgamentos perfeccionistas, comparações e até críticas alheias.

É preciso muita resiliência para se manter criativo, eu sigo acreditando nesse milésimo de segundo, espero que você também.


Com amor e resiliência

Samara

 
 
 

2 comentarios


Estou nesse momento estudando sobre processo criativo. Que bacana ler o seu relato e ter participado ativamente desse processo com a PIZZU. Coincidência ou não, no quadro em que estou representada. Ainda mais agora, com o dourado que amo. Ansiosa! Acompanho e admiro daqui todo o processo e fico de olho nos detalhes! ♥️

Me gusta
Contestando a

Obrigada Lívia!! Sua história é muito inspiradora!🥰

Me gusta
bottom of page